
Vamos analisar umas de cunho geral: "quando sair deixe os maus hábitos em casa", isto se explica assim: em casa você não come salsa e chega na casa da amiga para passa uma semana e tudo é temperado com salsa, tu come e faz aquela cara de feliz!!!, Minha filha pode sair, mas volte cedo, pois o mundo esta muito perigoso, "eu confio em você, não confio nos outros", mãe tem sempre a mania de dizer que se tu errar, a culpa é do outro, isso é clássico, não precisa nem de exemplo, outra sabedoria popular e de mãe é ótima: "se conselho fosse bom não se dava", depois desta frase dita por sua mãe, é certo que vem um conselho, de mãe, que é mais intimo ainda, esta sabedoria é aplicada inversamente.
Vamos as pérolas de sabedorias aprendidas com a minha mãe, a que mais gosto: "amizade tem que ser igual a de porco espinho, se chegar muito perto um espeta o outro" realmente amigo, família, irmão, ... tudo que fica muito perto de você acaba te espetando, te incomodando, e a reciproca é verdadeira, tenho atenção ao chegar muito perto da vida dos outros (amigos e família), para não incomodar e espetar ou outros com a minha opinião. Outra sabedoria que gosto, "quando não tiver nada de bom para falar, fique calada", sei que é da sabedoria popular, mas minha mãe, em questão de ficar calada é mestre, consegue ficar olhando para a pessoa, e você alí, querendo confusão e sente que ela nem esta neste planeta! Isto é incrivel, o seu silêncio é profundo.
Tenho muitas pérolas de sabedoria, mas fico por aqui, e no futuro citatarei mais, pois as mães são eternas em questão de saberes.