segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O mal de Alzheimer.

            Um dia você esta bem no outro não, todos envelhecemos, e com o tempo recebemos presentes, grandes "presentes", cabelos brancos, esquecimento, movimentos mais lentos, perda de visão, rugas, mas tem uma doença: o Alzheimer, esta é cruel, posso afirmar isso!! Sabe-se pouco sobre esta enfermidade, porém sabemos que seus efeitos são devastadores na vida de seus portadores, famíliares e amigos.
               Estive pesquisando e aqui tem informaçãoes gerais sobre o Alzheimer: causa desconhecida, relacionada as pessoas idosas, é um doença progressiva e degenerativa, inicia-se com pequenos esquecimentos e progride a perda de memória total, ao ponto da pessoa olhar-se no espelho e não se recolhecer, perda na habilidade de raciocínio, linguagem e mudança de comportamento e precisará de cuidados constantes para vestir-se alimentar -se e locomover-se, enfim  precisará de ajuda e cuidados para tudo.
              Tenho uma amiga que está assim, doente, com Alzheimer, nunca imaginei que iria passar por esta perda, sinto a perda dela em vida,  a sensação é que existem momentos que ela esta alí ao seu lado e outros que ficou só o corpo, a mente e o pensamento tiraram férias! O olhar fica vazio, o sorriso continua, a falar, a se movimentar, mas o olhar muda, como se a pessoa pergunta-se: o que estou fazendo aqui? Quem é esta pessoa? Que lugar é este? E imagine que estas perguntas não podem ser respondidas por ninguém, pois mesmo que sejam não seram assimiladas.
            Pois é, a vida muda e nem sempre para melhor, estou muito assustada,  doença terrível! Sei que estarei ao lado da minha amiga, e que irei vê-la muitas vezes, espero que ela me reconheça algumas vezes. Fica então a idéia: visite, fale, converse com as pessoas mais velhas que você, enquanto são lúcidas, não fique muito tempo distante destes amigos, pois esta doença esta por aí só fazendo mais e mais  vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário