quarta-feira, 10 de julho de 2013

Simplesmente Canoa



           Existem lugares do mundo que são simples, mas fazem grande diferença em nossa mente e coração, estou falando de Canoa Quebrada, praia belíssíma que fica só a 170 km de Fortaleza, da minha amada Fortaleza. Conheci Canoa Quebrada em julho de 2000, umas férias que fazem a diferença na minha vida até hoje.
             Tudo começou quando  uma amiga me convida e eu aceito, são férias, porque não? Canoa Quebrada, sim!!! Mas quando chego la a beleza da praia se apresenta de forma instantânea e majestosa,  as falésias vermelhas com o contraste um mar verde, as jangadas, o vento, o Sol,  coisa que cearense adora, aí começa a magia, descendo a falésia, sim uma falésia, tem a parte das escadas, bem organizada e mais confortável,  mas o batismo em Canoa inicia com a descida que os habitantes do local fazem, um  paredão vermelho que te envolve com o brilho e calor do Sol, é quase como ser devorado pelas areias, neste momento deixamos um pouco do stress, aquele que trazemos,  para onde vamos, quando sai da falésia e olha para o mar, o vento te envolve e pronto, se apaixona.
            Vamos descrever a praia, algumas barracas, típicas do nosso litoral cearense, umas pequenas outras de grande porte, aí você é apresentada ao símbolo, a Lua e a Estrela desenhada na falésia e que tem várias lendas de como o primeiro desenho chegou até lá, mas tudo é lindo, fiquei pasma, só queria andar de um lado para o outro, e foi o que fiz, aí senti Deus ao meu lado, pensei na vida, refleti sobre o que é bom, o que desejo para o futuro, e a  a minha mente viajou em um turbilhão de pensamentos embalados pela brisa do mar, de uma forma ampla e sensata, depois fiz o banho no mar, uma mar tranquilo no qual confiei o meu corpo e minha mente tão desconfiados de tudo e de todos, pois a metrópole Fortaleza, como qualquer metrópole te faz ficar em estado de alerta sempre, mas foi outro momento mágico e relax de confiar no mar, mesmo sem saber nadar e nem sombra de salva vidas, pois meus pensamento estavam plenos, de coisas boas, ideias brilhavam com os raios de Sol e bate uma nostalgia, volto a ser criança, sem preocupações, por instantes, brinco na água sem medo, medo, isso nem existe! Só existe eu e o mar.
            E Canoa não é só Sol e mar, chega a noite, e tem a Broadway, a rua principal de um vilarejo praiano, uma rua de barro vermelho, repleta de bares barulhentos, restaurantes, carrinhos de venda de bebidas, gente por todo lado, andando, conversando, rindo, bebendo, dançando, vestidos de todas as formas, chic e bregas, e ninguém esta nem aí para ninguém, e todos olham para todos, ficou confuso, é foi assim que fiquei na primeira noite em Canoa, mas foi paixão a primeira vista e não nego que até hoje, em 2013, quantas vezes eu vá a Canoa, mais vezes que ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário